Peça Agora!

quinta-feira, 31 de março de 2016

Programação Web

Para aqueles interessados em Programação Web, afinal nos tempos atuais tudo está voltado para web, vou comentar um pouco sobre o básico e alguns requisitos.

Primeiramente devemos ter em mente que um site funciona, basicamente, como um carro.
Por fora a chaparia e as pinturas, todas bonitas a qual observamos, e por dentro o motor que faz o carro andar.
Em um site existe elementos parecidos. A parte visual e bonita a qual observamos, é chamada de Front-End, o lado do cliente. A parte do motor que faz o site rodar, é chamado de Back-End, o lado do servidor. O programador que desenvolve tanto Front quanto Back-End é chamado de Full-Stack.

No Front-End, utilizamos a Linguagem de Marcação HTML e a Linguagem de Estilo CSS. Também temos a Linguagem de Programação que executa scripts na pagina do lado do cliente, e a JQuery que é uma biblioteca do JavaScript que serve para simplificar os scripts do lado do cliente, interagindo diretamente com o HTML da página.

No Back-End, existem diversas ferramentas e linguagens de programação. Atualmente a mais conhecida é o PHP, porem também temos a Linguagem Ruby(Oh yeah!), temos o Python(Inclusive é usado pelo próprio Google, YouTube, entre outros), e o ASP.NET da Microsoft que também é muito utilizado pelas empresas. Existem varias outras, mas esses são os principais.

Para facilitar na programação Back-End, utilizamos de Frameworks. Frameworks é uma união de códigos comuns e bibliotecas para criar uma funcionalidade genérica.

Os Frameworks mais conhecidos são o Cake e o Laravel da PHP, o Ruby on Rails do Ruby, o Django do Python e o próprio .NET que é utilizado pela plataforma ASP.NET utilizando de varias linguagens que são inclusas no .NET como Python, Ruby, C#(Principal), VB.NET, F#, e muitas outras.

Também temos os Frameworks para HTML e CSS, sendo o mais conhecido o Bootstrap.

Então basicamente se você quer se aventurar na programação Web está ai um bom exemplos do que precisará estudar.

Como dica vou dizer os passos para seguir em frente nesta aventura:

1° - Sugiro que comece aprendendo HTML e CSS, pois será uma das principais ferramentas utilizadas.
2° - Aprenda JavaScript e JQuery, porque alem do HTML e CSS, estes dois sempre estarão presente em suas páginas caso queira que ela seja mais dinâmica.
3° - Escolha uma linguagem de sua preferencia como Ruby, C#, Python, PHP, ou outras possíveis.
4° - Quando estiver em um bom nível na linguagem e achar que ja está bom o suficiente, inicie a estudar o Framework da sua linguagem escolhida, pois você utilizará bastante dele.
5° - Não esquecer de estudar SQL pois Banco de Dados será muito utilizado daqui pra frente.
6° - Procurar ferramentas que vão aprimorar seus conhecimentos e melhorar seu trabalho como AngularJS, Node.JS, JSON, XML, e muito mais.
7° - Esse deveria ser desde o começo. Você tem que está antenado nas comunidades, principalmente da linguagem e Framework escolhido. La eles iram tirar muitas duvidas suas, ajudar quando tiver problemas e talvez em breve você possa ajudar alguem também.(Facebook favorece muito isso)
8° - Participe do GitHub, la você encontrar Open Sources no qual você poderá ajudar, poderá aprender, e muito mais.

Então é isso, Boa Sorte em Sua Nova Jornada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário